nVidia Shield Android TV primeiras impressões

Primeiras impressões

Esta não é realmente uma avaliação, mas um relato da minha experiência pessoal com este console.

Depois de ler vários comentários dizendo coisas maravilhosas sobre esse dispositivo, eu decidi comprá-lo. Minha intenção era aposentar meu WDTV Live que infelizamente não oferece suporte a recursos mais avançados como Wi-Fi 5Ghz, protocolo 802.11ac não consigue reproduzir filmes com altas taxas de transferência (acima de 20Mbits / s) usando a rede sem fio.

Este dispositivo é como o personagem Hodor de Game of Thrones, é grande (em características), forte (hardware), mas não tem cérebro, não é um dispositivo feito para um usuário real em um mundo real. Uma experiência um pouco decepcionante.

Em primeiro lugar, não consigo reproduzir conteúdo HI-END como: Akira Hypersonic Edition MKV, em 24bits e 192kHz e meus arquivos de FLAC de alta resolução comprados no HDTracks. Todo o conteúdo do HI-END, HI-RES está sendo reproduzido como 24 bits / 48kHz Multi-PCM.

Eu tentei usar muitos softwares como Plex e KODI, mas não há nada que eu possa fazer para passar áudio em altas resoluções para meu receiver. Não consigo assistir filmes em 24p, não há uma única configuração (software ou hardware) onde eu possa configurar isso, no WDTV Live que é antigo eu consigo configurar o AUTO e funciona.

O recurso Gamestream também é enganoso. Eu tentei jogar jogos como World of Warcraft e Skyrim Online, esses jogos têm login e não consigo logar e jogar corretamente (login e play). Demorou muito tempo para reconhecer minha área de trabalho e fazer login na minha conta da nVidia. Realmente muitas reinicializações e tentativas frustrantes.

A Netflix não reproduz o conteúdo em 1080p logo de cara como no AppleTV, ele começa com 240p ... 320p ... e 30 segundos depois, o streaming atinge 1080p. É muito longo para um produto de 5Ghz. AppleTV faz 1080p logo de cara, você não vê transição nenhuma na qualidade do serviço.

Esta é a configuração do meu Home Theater:

  • Panasonic 65" VT60 (TV de plasma HI-END)
  • Receiver Onkyo TX-NR5010
  • WDTV Live e Apple TV

Minha rede:

  • Internet de fibra ótica 40/40MBits COPEL
  • Router ASUS RT-AC68W

The Desktop:

  • ASUS Sabertooth Z87 i7 4770k 16Gb Corsair Dominator 2666Mhz
  • ASUS PCE-AC68 Wireless Adaptador
  • ASUS GTX970

O único equipamento que usa o cabo é o WDTV Live porque ele só suporta Wi-Fi em 2.4Ghz.

Conclusão final

O nVidia SHIELD Android TV é um dispositivo com um hardware maravilhoso, realmente poderoso, mas muito imaturo com muitos problemas e ainda precisa se amadurecer para se tornar um console potente para conteúdo digital de qualidade. O sistema operacional Android não ajuda muito neste respeito, é um sistema projetado para telefones celulares que tem feito muito sucesso, mas também precisa amadurecer para tornar-se bom para uso em áudio e video.

Para o mercado brasileiro onde nem todos tem acesso a internet de qualidade não recomendo a compra este dispositivo ainda.