Cambridge CXA80

Seguem as primeiras impressões do meu novo integrado, um Cambridge CXA80, linha CX, mais voltada ao mundo digital, modelo novo da Cambridge e meu produto produto deles. O aparelho chegou a 1 semana, comprei do Pedrão com excelente preço.

 

Bem, logo de cara o que me chamou a atenção nesse aparelho e que eu acabei gostando muito; ele não tem entradas "nomeadas" como DVD, BD, CD, VCR, AUX, adotando algo bem simples, agora as entradas são apenas A1, A2, A3 ou D1, D2, D3.

A primeira coisa que percebi assim que liguei o integrado foi um ruido interno, não sei se por vibração ou por causa da fonte toroidal, não sei, só sei que quanto levando ele o ruido some.

Eu liguei a saida USB do meu nVidia SHIELD Android TV na entrada digital CXA80, foi a única conexão que consegui até agora visto que o Apple TV 4a geração nasceu desprovido de conexões eu tive de comprar um receptor bluetooth pra conseguir ligá-lo, mas vai demorar um pouco pra chegar.

  • Até o momento estou achando ele bastante suave e refinado nos médios e agudos, eu esperava um som mais brilhante pelo que havia lido sobre os Cambridge mas não é o caso do CXA80. Acredito que o responsável por isso seja o DAC. Não liguei nada analógico até agora portanto não consigo comparar.
  • Comparando ele com meu Onkyo TX-NR5010 eu ganhei muito mais detalhamento, mais refinamento nos médios e principalmente agudos mais suaves.
  • Comparando com o Marantz PM8004 que o colega JCMonteiro emprestou 1 semana eu achei os graves do Cambridge mais controlados com uma certa coloração nos médio-graves.
  • Ouço agudos que parecem tímidos mas quando são requisitados eles aparecem, agudos bem extensos por sinal e os graves também.

Amanhã eu publico mais detalhes...

Amanhã

Vamos lá, quem conhece meu review do Onkyo TX-NR5008/5010 vs Denon 3808 (http://www.htforum.com/forum/threads/onkyo-tx-nr5008-vs-denon-avr-3808ci.220170/) vou usar o mesmo padrão pra ter facilitar o entendimento e termos mais referências.

Em todas as comparações abaixo o Onkyo TX-NR5010 está com o recurso Audyssey ativado, fica muito incompatível a comparação entre os dois produtos sem o Audyssey ativo no receiver, em uma palavra só, o som do receiver apaga

Eu usei as mesmas música (apesar de estar ouvindo muito mais) pra facilitar as comparações e para ter uma espécie de histórico mas fica muito difícil não ser repetitivo no uso das palavras visto que a maioria das diferenças anteriores se repetiram aqui também.

Em relação as varias trocas de equipamentos uma coisa pude identificar, a assinatura da Monitor Audio GX100, que me impressiona nos graves e agudos mas tem uma certa característica de fadiga nos médios-agudos, com uma leve acentuação em torno dos 150-250hz e nos médios de 2-4kHz.

Assinatura

  • Houve um grande salto no detalhamento, espacialidade e o palco também melhorou bastante e eu ganhei em dinâmica, agora os picos de volume em alguns momentos de algumas música são até altos demais porém eu realmente esperava um salto maior nos agudos mas para minha surpresa o Onkyo TX-NR5010 (com Audyssey) apresenta mais brilho sendo que os agudos do Cambridge são mais suaves, aliás, suavidade é a palavra de mais peso quando eu ouço o Cambridge, principalmente em fontes digitais, flac, HI-RES, o DAC dele é muito, muito bom.

Musicas

  • Jill Scott - Who is Jill Scott?: Comparando o Cambridge CXA80 com TX-NR5010 percebe-se o quanto o som do CXA80 é flat, mas acho que isso se deve a curva de impedância da GX100 que tem essa característica (os técnicos/engenheiros de plantão que o digam com mais autoridade). Os graves desse álbum são referência pra mim, ele tem bastante detalhes nos médios e agudos, um ótimo álbum pra se ter por perto. O CXA80 reproduziu os graves mais baixos sempre melhorando em extensão e presença conforme o burn-in foi passando mantendo sempre a qualidade "suave" no som principalmente médios centrais com agudos mais extensos, o detalhamento é muito, muito superior ao Onkyo e o CXA80 não perde essas características com volumes baixos, ao contrário, seu som é sempre igual não importa o volume (não consegui passar da metade, problemas com o vizinho do andar debaixo).
  • Holly Brook - Like Blood Like Honey: Cantora americana também conhecida somo Skylar Grey. Esse é bem intimista, com ótima textura e muito corpo, a voz de Holly Brook é muito bem focada e bem detalhada. Ambos os equipamentos reproduzem muitíssimo bem esse tipo de música, mas o CXA80 ganhou com mais corpo, textura e com mais presença e um palco bem mais projetado
  • João Gilberto, Tom Jobim, Stan Getz: Eu tenho quase todas as versões disponíveis desse algum a que usei aqui foi a versão expandida 24 bits/192kHz, em Garota de Ipanema o contra-baixo no CXA80 salta e chega a tremer as janelas em relação ao Onkyo, o sax de Stan Getz ficou projetado e bem dinâmico no CXA80 do que no Onkyo não dá pra ouvir a noite sem ter de abaixar o volume nos solos de sax e uma característica talvez do DAC, no Onkyo eu ouço agudos levemente estridentes e um poucos de hissssss já no CXA80 percebe-se mais silêncio e suavidade nos agudos desse album. Também descobri outra coisa, eu estou usando o BT100 (Receptor Bluetooth da própria Cambridge) e descobri que cada vez que pareio esse dispositivo ele alterna os canais L/R.
  • Norah Jones, Diana Krall, Melody Gardot: O Onkyo gosta mais de vozes femininas enquanto o CXA80 topa o que vier.

Paragrafo 2º...

A INTERAÇÃO DIGITAL

Outra coisa que eu gostaria de compartilhar com vocês é sobre a(s) maneira(s) como estou ligando meus dispositivos no Cambridge CXA80 e que talvez possam agregar algo aos amigos.

Hoje eu estou com vários dispositivos que são respectivamente:

Todos esses dispositivos conseguem se conectar com o Cambridge CXA80 alguns de várias maneiras e para isso estou usando os seguinte acessórios:

Para ligar o WDTV eu utilizo um cabo ótico e conecto na única entrada ótica do CXA80.

Para ligar o SHIELD estou usando a saida USB, como o SHIELD é Android alguns aplicativos podem ser instalados nele como o BubbleUPnP for DLNA/Chromecast que permite que transmita/envie do Desktop usando JRiver e o AirPlay/DLNA Receiver (PRO) que permite eu conecte qualquer dispositivo Apple (incluindo o iTunes do Desktop) ao SHIELD. Também tem o UPnPlay que permite ter acesso ao JRiver direto do SHIELD.

O Auris bluMe e o BT100 permitem que todos os dispositivos Apple (exceto iTunes) e o nVidia se conectem ao CXA80 com a diferença que o Auris tem saidas RCA analógicas e 1 coaxial digital, portanto possui um DAC e o BT100 apenas habilita o bluetooth e permite a conexão direta desse jeito ele usa o DAC do CXA80.